Vencendo o vício da Procrastinação

A gente sempre planeja muita coisa para fazer, ficamos super empolgados na hora, mas depois puff, a procrastinação chega e abala todas as nossas estruturas.

Pelo menos alguma vez na vida você já deve ter tido dias de procrastinação, ela vem de uma forma tímida e quando menos espera lá está você fazendo tudo, menos o que era pra ser feito.

Caso você não saiba a procrastinação nada mais é do que o ato de ” deixa para depois”, começamos enrolando dizendo que podemos fazer alguma obrigação depois, mas na verdade não vamos fazer e isso meio que se torna um ciclo vicioso.

Mas hoje eu trouxe um presente para vocês, algumas dicas que utilizo para vencer a tão temida procrastinação, que por mais que a gente tente, ela sempre bate na nossa porta ( e na maioria das vezes deixamos ela entrar ).

Regra dos 5 minutos

Há uma regrinha que eu amo MUITO, se você estiver planejando uma atividade e ela pode ser feita em menos de 5 minutos, então pare de planejar ( ou nem planeje) e vai logo fazer essa atividade, isso te poupa tempo pois não precisa ficar planejando. Também costumo estender essa regra para 10 minutos, com a mesma ideia de que se eu posso fazer em até 10 minutos, então farei logo. Tente pelo menos uma vez e verá que realmente é algo eficiente que te ajuda a economizar seu tempo e utilizá-lo em outras atividades que precisam de um pouco mais de esforço e atenção.

Nada de distrações

Quem sempre diz que vai só olhar a hora no celular e quando percebe já se passaram duas horas e lá está você, deitada no sofá e procrastinando de uma maneira quase que automática. Considero essa uma dica essencial, elimine as distrações ao seu redor enquanto está focada em suas tarefas, deixe o celular no modo avião, desligue a Tv e tente se concentrar no que está fazendo.

Se conheça !

Comece a perguntar a si mesma por que você procrastina, tente descobrir as origens desse problema e assim soluciona-lo. Veja suas fraquezas, em que atividades você costuma procrastinar mais? Em quais horários? Com muita ou pouca frequência? Conheça seus hábitos e trabalhe neles para melhorar sua eficiência e produtividade. Recomendo que você anote tudo em um caderno e depois análise parte por parte, saber a causa do problema ajuda a conhecer as soluções para ele.

Mude suas atividades

A gente enjoa de fazer as mesmas obrigações todo santo dia não é mesmo? Que tal mudar isso dando uma renovada em suas tarefas? Por exemplo, eu costumo colocar música em quase 90% das minhas atividades, isso dá uma levantada nos ânimos e deixa nossas obrigações com um ar mais leve. Tente fazer isso em suas tarefas, mude qualquer detalhe que te chateie e tente deixar a atividade mais atrativa, de uma maneira que não te faça desistir antes de começar.

Lista de Tarefas

Use uma lista de tarefas “pequenas”, isso vai dá uma leve enganada em seu cérebro e o fará pensar que tem poucas tarefas para você fazer. Uma lista grande pode acabar te frustrando por ter muitos itens, além de nos estressar pelo fato de ter muita coisa para fazer. Quanto menor a lista de tarefas, mais fácil você conseguirá se concentrar nas atividades que realmente importam.

Recompensa

Coloque uma recompensa para cada atividade realizada, isso ajuda você a ficar mais motivada e com vontade de realizar logo a atividade. Coloque na recompensa algo que você realmente quer fazer, como por exemplo ir ao cinema, shopping ou relaxar depois de um dia de trabalho.


Eu amei escrever o post de hoje porque me fez refletir que a procrastinação é só um hábito ruim que muitas vezes começa com uma pequena atitude de ir adiando as nossas obrigações.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês, sempre tenham em mente que somos mais fortes que qualquer bloqueio em nossa vida.

mil abraços e até o próximo post ❤️

Deixe um comentário